Matérias

Sustentabilidade pauta a nova coleção da Vicunha Têxtil

26/11/2018

“Future Loading” é o conceito que direciona a temporada Verão 20 da Vicunha e que tem a sustentabilidade e a eficiência como destaques. “A empresa, que já tem cuidado com o meio ambiente, agora amplia as linhas de produto. Traz, por exemplo, o denim da linha Absolut Eco que economiza 90% de químicos e 95% de água em sua produção”, revela a Cool Hunter Lorena Botti. “A grande aposta está voltada para o novo consumidor, para a geração Z que está disposta a comprar produtos diferenciados, a consumir propostas mais éticas e sustentáveis”, complementa a especialista. 

Lorena Botti - Crédito da foto: Divulgação/Vicunha Têxtil 

A tecelagem apresenta artigos que agregam ainda mais à série de denim e color ecológicos com selo Eco Cycle, como a linha Absolut Eco, e a sarja Eco Squash Color, fabricada com fios de garrafa PET reciclada. A fabricante apresenta também a linha de produtos super premium Metallic Denim & Color - jeans com fios de LUREX® em toda sua extensão. Outros destaques ficam por conta de artigos super elásticos com Extreme Power, além de novidades em 100% algodão que resgatam o visual vintage através da releitura de clássicos. 

Confira as principais características dos produtos da nova coleção: 

Absolut Eco - Com matéria-prima reciclada e ausência de tingimento, a novidade é uma alternativa composta por artigos protagonizados pelo algodão, cuja longevidade é garantida graças à reutilização de resíduos do processo produtivo e sobras de fios, que são desfibrados e retornam para a fiação. O resultado é um visual que valoriza a diversidade, como os efeitos de neps aparentes e sutis irregularidades que dão apelo rústico e cool aos looks. Os artigos permitem a produção de peças ready to use, que não necessitam de lavagem industrial. As novidades em 100% algodão Pine (11oz) e Morus (11,3oz) trazem o visual authentic denim, enquanto Agar (10,3oz), com 30 % de stretch, garante flexibilidade e maior conforto aos shapes. 

Color Recycle - No brim, a Vicunha lança o Eco Squash Color (8,5oz), que leva o selo Eco Cycle em ambas as classificações - “Recycle” e “Less Water”. A produção do artigo visa o uso racional de água e químicos através de aplicação de coating sobre tecido natural, com redução de 32% no consumo de água e de 53% no consumo de químicos e se destaca pela utilização do fio de poliéster reciclado em sua trama, derivado de garrafas PET.  O artigo traz aparência de brim, com o toque e o conforto do moletom. Sua construção com 35% de stretch garante flexibilidade e permite a criação de shapes inspirados no sportswear. Quando explorado em lavanderia, especialmente nas marcações de costura e desbotes, confere um look vintage. 

Eco Color, um dos destaques da coleção - Crédito da foto: Divulgação/Vicunha Têxtil 

Metallic Denim e Color – Traz artigos premium com fios de LUREX® Supersoft em sua composição que proporcionam toque macio e brilho. O diferencial deste lançamento é a fibra metalizada com brilho permanente, que se mantém mesmo após sucessivas lavagens. Fazem parte da linha os denims super premium Crystal Blue (9,8oz)e Crystal Black (9,8oz), com 20% de stretch, e o brim Diamond (7,8oz), com 34% de stretch. 

Novo artigo com fio LUREX® - Crédito da foto: Divulgação/Vicunha Têxti

Perfect Fit - Nesta coleção, a linha de produtos super smart da Vicunha, que une ciência, tecnologia avançada e moda, amplia seu leque de artigos com alto desempenho e excelente flexibilidade. As novidades levam a tecnologia dualFX® da Lycra®, que traz elevado grau de estabilidade dimensional, garantindo perfeita recuperação ao jeans. Entre os destaques, os denims premium Gisele Power (9,4oz) e Gisele Dark Power (9,4oz), ambos Extreme Power, com 60% de stretch, garantem conforto e liberdade de movimento. 

Moove Energy - Desenvolvida a partir da exclusiva tecnologia avançada HRS (High Recovery System), a linha de denim e sarja com elevado grau de estabilidade dimensional ganha novos artigos Extreme Power, com mais de 40% de stretch e toque supermacio. O denim Daniela (9,7oz) traz viscose em sua composição, garantindo vestibilidade e conforto. Já o brim Natalia (7,1oz) apresenta composição mista de algodão, poliéster, modal e elastano,proporciona toque extremamente macio e transmite sensação de bem-estar. Outros destaques ficam por conta de artigos com até 38% de stretch, como Eduarda (9,0oz), com tonalidade Dark Blue super escura, e Lavine (7,1oz), cetim de composição mista de algodão, poliéster, modal e elastano, trazendo toque macio e sensação de frescor. Já Stefano (9,6oz), com 30% de stretch, se diferencia por ter a trama com fios mélange em tons de branco, cinza e preto, que confere um avesso com efeito mescla. 

Soft Denim - Com a proposta de levar um visual nobre e sofisticado para o jeanswear, a linha Soft Denim traz neste lançamento artigosExtreme Power, com incrível flexibilidade. Laura (9,4oz),apresenta toque ultramacio e aveludado e se diferencia pela tonalidade Dark Blue. Já Luciana (9,0oz) se destaca pela tonalidade Blue Black, que também pode ser explorada em lavanderia, desde o amaciado - para um visual mais sofisticado - até os processos mais agressivos. 

Essential - Composta por artigos em 100% algodão, a linha Essential traz novidades em denims premium com visual vintage. Os lançamentos Blaine Light Blue (10,5oz), Iago Royal (9,2oz) e Veder Dark (10oz) garantem efeitos em lavanderia. Outra novidade é Greener-eco (11,6oz), que leva o selo Eco Cycle por utilizar matéria-prima reciclada e por  fabricado com técnicas que economizam até 95% de água nos processos de tingimento e acabamento. No Color, a sarja Matt (8oz) apresenta aspecto diferenciado e nobre, com toque muito macio proporcionado pelo acabamento special touch. 

Shirting - A linha de denims levíssimos de camisaria traz como destaque, nesta edição, um denim premium 100% Tencel®, fibra que permite uma sensação de suavidade ao toque e de extremo conforto, garantindo maior valor agregado aos produtos. Perfeito para o verão, Stuart (5,3oz) proporciona frescor e sua alta capacidade de absorção de umidade contribui para manter estável a temperatura do corpo, além de conferir à peça uma propriedade antibacteriana natural. 

A apresentação dos lançamentos aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro, no showroom da Vicunha Têxtil, em São Paulo. Na ocasião, houve também a apresentação exclusiva do Pegada Hídrica, em parceria com o movimento ECOERA. Inédita no país, a iniciativa tem como objetivo criar métricas e indicadores próprios para analisar o consumo de água na cadeia de produção de uma calça jeans, do plantio até o consumidor final, promovendo transparência e unindo os diversos players da cadeia em prol da gestão sustentável deste recurso. Participaram Chiara Gadaleta, idealizadora do movimento ECOERA; Marcel Imaizumi, diretor de operações da Vicunha; Lucas Pereira, diretor técnico da ONG Iniciativa Verde; e Claudio Bicudo, diretor executivo da H2O Company, parceiros da ação.


TAGS: vicunha, lançamentos, verão 20, denim, indústria, tecido, tecelagem, ecoera, movimento, água, hídrico