Matérias

Vicunha Têxtil leva novidades sustentáveis para a Colombiatex 2019

24/01/2019

Durante os dias 22 a 24 de janeiro, a Vicunha Têxtil participa da próxima Colombiatex 2019 - feira de negócios mais importante do setor têxtil na América Latina, que acontece todo ano na cidade de Medellín, na Colômbia. A fabricante apresenta nesta edição seus últimos lançamentos, com foco em artigos que reforçam seu posicionamento sustentável, desenvolvidos por meio de processos mais racionais e limpos e alinhados às necessidades do mercado.

As novidades ecológicas da têxtil vêm agregar ainda mais à família de denim e color com selo Eco Cycle, que levam as classificações Less Water e Recycle e são produzidos a partir de processos mais sustentáveis, unindo eficiência e inovação.

Entre os highlights, está a mais nova linha de denim sustentável Absolut Eco, que economiza até 95% de água e até 90% de químicos em sua produção. A novidade é composta por matéria-prima reciclada e não passa por processos de tingimento, garantindo beleza única aos tecidos. Já no brim, a Vicunha apresenta o Eco Squash Color, que visa o uso racional de água e químicos através de aplicação de coating sobre tecido natural e se sobressai pela utilização do fio de poliéster reciclado em sua trama, derivado de garrafas PET.

Nesta edição, a Vicunha também compõe a seleta lista de empresas selecionadas para integrar a Rota de Sustentabilidade. Pela primeira vez na Colombiatex, a iniciativa tem como objetivo conduzir meios de comunicação, compradores de alto nível e entidades governamentais por um tour durante a feira para conhecer as empresas expositoras com as melhores práticas sustentáveis nos pilares social, ambiental e econômico.

Look Zero Waste

Especialmente para a Colombiatex, a estilista Renata Buzzo - adepta do slow Fashion e lifestyle vegano – irá criar um look com a linha sustentável Absolut Eco para apresentar em desfile especial promovido pela Abit durante a feira, sob a curadoria de André Hidalgo, idealizador da Casa de Criadores.

Para a peça apresentada na passarela, Renata optou por uma modelagem com muito volume, principalmente na parte superior. O look traz como fio condutor a importância dos resíduos, já que para a designer o descarte não é uma opção e, e em suas criações, as sobras são utilizadas como matéria-prima protagonista. “Gostei tanto de trabalhar com Absolut Eco que vou incluí-lo nas minhas próximas coleções. Além de sustentável, a estrutura do tecido proporciona shapes mais armados e com volumetria”, conta.

Outros destaques ficam por conta dos artigos super premium Metallic Denim & Color, desenvolvidos com fios de LUREX®, garantindo sofisticação e glamour às criações. A família de superelásticos com Extreme Power também é ampliada e apresenta novidades como Gisele Power e Gisele Dark Power, com 60% de stretch e tecnologia dualFX® da Lycra®, que proporcionam elevado grau de estabilidade dimensional e perfeita recuperação do jeans.

No 100% algodão, a Vicunha apresenta na feira novidades em denim premium com visual vintage. Os lançamentos Blaine Light Blue, Iago Royal e Veder Dark, da linha Essential, trazem efeitos incríveis em lavanderia, enquanto  Greener-eco é composto por matéria-prima reciclada e economiza até 95% de água nos processos de tingimento e acabamento.

TAGS: vicunha, colombiatex, 2019