Matérias

Canatiba comemora cinquentenário com sustentabilidade e inovações em denim

22/11/2019

2019 é particularmente especial para a Canatiba. É que a empresa completa 50 anos de existência e para comemorar tal momento promoveu um evento com os lançamentos e para contar a história destas cinco décadas marcadas por crescimento e apostas em novidades. Nomeada como Denim Experience, a ação aconteceu no dia 6 de novembro, na Casa Aragon, em São Paulo (SP), e contou com a presença da Abit.

O evento teve início com a apresentação do vídeo institucional comemorativo, com depoimentos de funcionários, amigos e colaboradores que ajudaram a construir metade de um século de denim.

Mesa Redonda

Darci Covolan, diretor da tecelagem, Fábio Covolan, também diretor da indústria, Fernando Pimentel, presidente da Abit, debateram os desafios e aprendizados sobre produzir denim. Além disso, conversaram sobre o cenário do setor têxtil e de confecção do País.

“Temos muitos desafios para que esse setor continue sendo grande e pujante. A Canatiba é um exemplo de companhia que lida com obstáculos buscando inovações com criatividade e trabalhando para sempre por um futuro coletivo e melhor”, afirmou Fernando Pimentel.

“Nós não vamos parar por aqui, vamos continuar a luta e vamos em frente”, alerta Darci Covolan.

Da esq. para a dir.: Fábio Covolan, Darci Covolan, Fernando Pimentel e Ronald Sclavi

Lançamentos

Entre as novidades, a Canatiba apresenta uma linha de produtos com tingimentos sem anilina, adiantando práticas internacionais de sustentabilidade, para se juntar às bases com fios reciclados de algodão e liocel, reduzindo cada vez mais os resíduos industriais. Os tingimentos Eco dye geram uma economia de cerca de 80% no uso de água em seus processos, além de menor consumo de energia e químicos. Também foi feita uma releitura da linha de artigos de alfaiataria, com o conceito No laundry, que dispensa a lavagem pós-confecção das peças.

Fábio Covolan, diretor de Marketing e Exportação, apresentou as novidades aos convidados. “Nós mudamos a forma de agrupar os tecidos. Que agora serão por temas e trazem tendências, demais construções e elementos para cada conceito”, enalteceu.

Entre os grandes destaques está o Bio Soul Eco Denim – trata-se de uma poliamida biodegradável com tempo de compostagem de 3 anos. Conta com 7 oz, algodão 76%, poliamida de 20% e largura de 1,51m. Peru Denim é outra aposta, feito em tingimento Eco Dyed com redução de 80% de consumo de água. Peso de 9,5 oz, 98% de algodão e 2% de elastano. O Baguta Linho é feito com fibras ecológicas, composto de 50% em algodão, 35% em viscose e 15% de linho. Por fim, a Seduza Silk conta com 86% em viscose, 14% algodão, 6 oz de peso e largura de 1,69m. Possui seis opções de cores.

Já os demais lançamentos trazem uma larga escala de possibilidades, como a linha Tailoring, que conta com itens de encolhimento baixo ou zero e construções denim com aparência de alfaiataria.  Sem contar a possibilidade de ser no Laundry, sem haver a necessidade de recursos de lavanderia. Outra inovação são os itens com a tecnologia Lycra® FREEF!T®, com alta elasticidade e pressão suave.

Veja a lista completa de lançamentos da Canatiba.

Empresa desenvolve ampla gama de tecidos para atender todos os mercados em potencial

História

A tecelagem que funcionava como facção para outras indústrias em São Paulo adota como nome a palavra Canatiba (em tupi, significa cana-de-açúcar em abundância), a mesma que, na década de 1940, nomeava a cidade de Santa Bárbara do Oeste.

Com marca própria, a fábrica passou a produzir tecidos de camisaria, para moda feminina e até tapeçaria. De um lado, o jovem técnico têxtil Romeu Covolan, pilotando teares mecânicos e lançadeiras manuais. De outro, seu irmão Darci Covolan, de olho nas vendas e oportunidades de mercado.

Em 1980, entra na segmentação denim. A empresa passa a investir em inovação.

Era a vez de Darci, ao lado de gigantes internacionais (Rhodia, Invista, Duppont, Lycra e outros), partir para desbravar mercados e mudar culturas. “Chegamos a vender o tecido junto com as agulhas para os confeccionistas, ainda não habituados com a Lycra”, relembra.

Na vanguarda da sustentabilidade, investiu em estações de tratamento de efluentes e toda a estrutura para uma produção correta seguindo padrões dos mais exigentes.

A última novidade foi a implantação de uma lavanderia modelo dentro da planta fabril para testes e lavagens com baixo impacto ambiental.

Cliente conhece novidades, durante Denim Experience

*Crédito de imagens: divulgação/Canatiba