CHT lança acabamento têxtil antiviral

15/06/2020

A empresa CHT apresenta ao mercado a HeiQ Viroblock NPJ03, uma das primeiras tecnologias têxteis e exclusivas do mundo a serem comprovadamente eficazes contra o SARS-CoV-2 (coronavírus) em laboratório. Trata-se de um tratamento têxtil para uso industrial e desenvolvido para adicionar aos substratos  propriedades antivirais e antibacterianas. A combinação de uma tecnologia antimicrobiana e de uma tecnologia com base num lipossoma, cuja membrana rica em lípidos, destrói rapidamente vírus como o coronavírus porque é efetivo contra vírus envelopados, bactérias e fungos. Pode ser aplicado em todos os tipos de fibras.

O último teste com o coronavírus foi realizado no Instituto Doherty, uma joint venture entre a Universidade de Melbourne e o The Royal Melbourne Hospital, instituição australiana internacionalmente reconhecida de investigação. O projeto de pesquisa envolveu um protocolo de teste de desinfecção que simulava a interação em vida real de pequenas gotículas de aerossol contaminando o vestuário. Uma concentração conhecida do vírus foi posta em contato com uma amostra de tecido durante 30 minutos e, após esse prazo, não haviam vírus infecciosos no material analisado. O resultado indica a redução de 99,99% do vírus SARS-CoV-2 em relação ao controle de inóculo.

A CHT realizou uma live com mais informações sobre o produto. Assista.

TAGS: cht, coronavírus, viroblock, pesquisa, tecnologia