Matérias

CONFAZ autoriza a anistia da multa punitiva e o restabelecimento dos programas de parcelamentos nos Estados de SP, RJ, MT, AL e RN

04/08/2020

O Convênio ICMS 76/20, publicado ontem no Diário Oficial da União autoriza os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Alagoas e Rio Grande do Norte a conceder anistia da multa punitiva pelo não pagamento de parcelas de programa de refinanciamento de débito autorizado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), referente ao período de 1º/03/2020 a 30/07/2020.

Além da autorização para anistia da multa punitiva referente às parcelas vencidas no período de 1º/03/2020 a 30/07/2020, o Convênio ICMS 76/20 também permitiu o reestabelecimento dos referidos programas de parcelamentos e parcelamentos cancelados em virtude da inadimplência.

Importante destacar que cada Estado é competente por dispor sobre as demais condições, limites e prazos de adesão ao benefício do Convênio ICMS 76/20, através de publicação de legislação estadual.

O Convênio entra em vigor na data da publicação no Diário Oficial da União de sua ratificação nacional.

“Foi uma conquista importante fruto de árduo trabalho em relação a esse pleito junto às principais autoridades do Poder Executivo paulista, bem como através da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento do Setor T&C do Estado de São Paulo. Agora, temos que seguir atuando para que seja agilizada a publicação da legislação específica paulista, como previsto no referido Convênio”, ressalta o presidente do Sinditêxtil-SP, Luiz Arthur Pacheco.


TAGS: confaz, são paulo, refinanciamento, débito