Governador João Doria inaugura escritório da InvestSP em Xangai

09/08/2019

A InvestSP, agência de promoção de investimentos e exportações do Estado de São Paulo, inaugurou no dia 9 de agosto seu primeiro escritório de promoção comercial no exterior. Instalado do coração econômico de Xangai, a estrutura própria foi iniciativa idealizada pelo governador João Doria, que participou da solenidade com o objetivo de atrair investidores chineses interessados em iniciar ou ampliar suas operações no Estado e fazer com que os produtos paulistas sejam mais conhecidos e valorizados pelos consumidores chineses.

Ação integra as atividades da Missão China 2019

“O novo escritório vai apoiar as empresas brasileiras interessadas em fazer negócios com a China e também servir como porta de entrada para que grupos chineses possam se instalar em São Paulo. O escritório já começou a desempenhar seu papel e deu todo o suporte para que a Kidy Calçados pudesse assinar nesta semana uma joint venture para exportar seus produtos para a China”, afirma Wilson Mello, presidente da InvestSP.

O escritório de Xangai é o primeiro da InvestSP instalado no exterior pelo governo de São Paulo. Em maio, o governador João Doria anunciou que além da China, o governo paulista abrirá, em março de 2020, uma nova representação, dessa vez, em Dubai. “O Oriente Médio, assim como a China, vem crescendo muito em relação ao movimento de importação de produtos brasileiros e, particularmente, no caso de São Paulo. O comércio bilateral entre os países foi de US$ 2,6 bilhões em 2018 e São Paulo representou US$ 864 milhões desse total”, disse o governador à época, durante o anúncio com a presença do Cônsul Geral dos Emirados Árabes em São Paulo, Ibrahim Salem Humaid Ali Alalawi.

A inauguração do escritório faz parte da Missão China 2019, a maior comitiva multisetorial de empresários já enviada ao país asiático pelo Brasil, que desembarcou em Pequim, no dia 3 de agosto, realizou dezenas de encontros com grupos chineses interessados tanto em comprar produtos paulistas quanto investir em São Paulo. A missão foi liderada e foi organizada pela InvestSP e o grupo conta com a participação do governador João Dória, além de secretários de Estado (Fazenda e Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Abastecimento, Transportes Metropolitanos e Relações Internacionais) e representantes de 30 empresas. O presidente do Sinditêxtil-SP, Luiz Arthur Pacheco, integrou o grupo.

A Missão China 2019 contou com o apoio e suporte financeiros da AstraZeneca, Bank of Communications, Bank of China, CRRC, LinkLatters e PwC.

Sinditêxtil-SP na Missão China - Confira, abaixo, alguns dos principais momentos do presidente do Sinditêxtil-SP, Luiz Arthur Pacheco, com os membros da comitiva à China.

Presidente do Sinditêxtil-SP e governador João Doria

Leia, a seguir, a mensagem que Luiz Arthur Pacheco enviou para o grupo que participou da Missão China 2019:

"Prezados já amigos e amigas participantes da Missão à China organizada pelo Governo do Estado de SP e InvestSP. Estamos neste momento voltando para casa. Todos muito felizes, trazendo resultados concretos, relativamente aos seus próprios negócios. Porém esta minha mensagem tem o propósito de transmitir o orgulho de ser Paulista e Brasileiro. O Time foi Nota 1.000!!!! Capitaneado pelo Wilson. Sem palavras??. Duvido que alguém esteja voltando sem o sentimento do dever cumprido. Trabalhamos uma semana inteira de forma incessante e dentro de um clima sensacional!!! Lembro-me que  no dia do kick off o Gov falou: "se alguém está indo para China fazer turismo, não perca tempo porque a agenda será de trabalho e trabalho. E levem muitos cartões!" E trabalhamos Governador !!! Tenha certeza! Aliás, o Sr viu.... Trabalhamos todos dentro do propósito de trazer resultados para o nosso Estado e para o nosso país. O time atuou com alegria e ao mesmo notável empenho e competência, apresentando  para uma nação chamada CHINA, com com 1.4 bilhão de habitantes, toda nossa potencialidade ! E estivemos lá, de forma pujante, abrindo portas, mostrando nossa força e nosso valor Bandeirante e empreendedor. Sucesso de todos de forma incondicional! Retornamos agora aos nossos travesseiros, com saudades de casa... But? Com  responsabilidade maior! Trabalho pela frente. Nasci  e cresci acreditando no meu país.... Levanto cedo todos os dias em prol de minha família e de causas chamadas SP e BR. Peço até desculpas pelo meu tom um pouco emocional. Mas estou voltando para casa, com a plena sensação de ter (ainda que de forma insignificante dentro do universo de 220 milhões de brasileiros), dedicado mais uma semana inteira somente para o BEM do meu querido Estado de SP e do meu Amado Brasil????. Abraços a todos e  sigamos juntos. L.A.Pacheco".

Luiz Arthur Pacheco (pres. Sinditêxtil-SP), Henrique Meirelles (sec. Fazenda e Planejamento) e o empresário Marcelo Ometto

Governador João Doria e Luiz Arthur Pacheco fazem um rápido balanço da Missão

TAGS: sinditêxtil-sp, missão, china, 2019, governo, são paulo, joão doria, xangai, investsp