Matérias

Presidente do Sinditêxtil-SP informa ações do Sindicato devido ao Coronavírus

25/03/2020

Caros empresários, amigos e parceiros do Sinditêxtil-SP,

Desde a declaração da pandemia do coronavírus, o Sinditêxtil-SP tem adotado uma série de ações, grande parte delas capitaneadas pela Abit (acompanhe pelos boletins diários Abit Informa – restrito a empresas e Sindicatos associados à Abit, e enviado por email – e pelo site www.abit.org.br), visando divulgar informações relevantes aos seus associados e interagir com autoridades nas diversas esferas, especialmente sobre aspectos de prevenção à contaminação, medidas para minimização dos impactos econômicos deletérios da crise atual e futura, bem como medidas necessárias preponderantemente nas áreas tributária e trabalhista.

O Governo Federal já divulgou uma série de medidas (veja aqui resumo da FIESP), mas todas elas ainda muito insuficientes face aos danos que a quarentena está impondo aos nossos setores produtivos e às economias global e nacional. Mesmo assim, já verificamos:

- prorrogação no recolhimento do FGTS por 3 meses,
- abertura de linhas de crédito especiais pelo BNDES para empresas que faturam até R$ 300 milhões,
- injeção de R$ 1,2 tri em recursos do Banco do Brasil para que os bancos possam ter e dar crédito para as empresas,
- linhas emergenciais de crédito para empresas paulistas via Desenvolve-SP,
- flexibilização de normas trabalhistas (página FIESP) e
- prorrogação do prazo de validade da CND Federal por 90 dias.

Diversas medidas deverão ser anunciadas nos próximos dias, as quais estaremos acompanhando, interpretando e divulgando da forma mais didática possível, seja através de informativos próprios, seja através de informativos da Abit, de acordo com a matéria em questão.

Seguimos com pautas de reivindicações fortes, sendo uma própria do Sinditêxtil-SP junto ao Governo do Estado de São Paulo buscando:

- a postergação dos recolhimentos de ICMS,
- liberação emergencial de créditos tributários acumulados pelas empresas e
- prorrogação do prazo de validade da Certidão da Fazenda Estadual, comumente exigida por Bancos e fornecedores.

Na área trabalhista e de relações sindicais, estamos há dias intensificando nossos contatos e debates com diversos Sindicatos de Trabalhadores, pretendendo a assinatura de um Aditivo Emergencial à Convenção Coletiva de trabalho, para dar mais agilidade e segurança às empresas e empregados nos que diz respeito às necessárias flexibilizações de questões trabalhistas neste momento caótico, tais como: antecipação de férias, licença remunerada, teletrabalho, home-office, banco de horas e redução de jornada de trabalho. Em breve anunciaremos os resultados positivos nessa importante esfera de atuação do Sinditêxtil-SP.

Na área de apoio aos poderes públicos, estamos contactando e buscando mobilizar empresas nos seguintes temas: (1) direcionamento de suas linhas de produção para confecção de produtos têxteis de higiene e segurança, especialmente máscaras, aventais e uniformes hospitalares, e, (2) doações de equipamentos e/ou ofertas financeiras para aquisição de bens emergenciais necessários ao atendimento da população no pico da pandemia previsto para as próximas semanas, em especial respiradores pulmonares e acessórios hospitalares. Empresas dispostas a realizar doações poderão fazê-lo através do Fundo Social de Solidariedade do Estado de SP .

De forma extraordinária, para auxiliar o fluxo de caixa de seus associados, o Sinditêxtil-SP, sensível ao grave momento econômico, decidiu reduzir em 50% a mensalidade de abril, com a reposição do saldo que remanescer em cinco parcelas, a partir de agosto. Para pagar com a redução, basta utilizar o mesmo boleto já enviado que, a partir do dia 30 de março, o sistema do Banco do Brasil irá automaticamente inserir o desconto após inserção da linha digitável. Para mais informações favor contatar giovana@sinditextilsp.org.br.

O Sinditêxtil-SP segue atuante, ciente da responsabilidade econômica e social que sustenta sua existência há 88 anos, acreditando que nossas empresas e nossos trabalhadores encontrarão os melhores meios de superar este dificílimo momento, como outros já vividos como Guerras, confisco de dinheiro, depressões mundiais e outros eventos de forte impacto para nossa sociedade.

Acreditamos em São Paulo, no Brasil e no nosso povo.

Um abraço do
L.A.Pacheco.