Matérias

Setor têxtil paulista é um dos protagonistas para imunizar a população contra a COVID-19

04/12/2020

Tendo em vista a importância da imunização no combate da pandemia da COVID-19, de forma a permitir a plena reabertura da economia e prevenir novas ondas da doença, o Sinditêxtil-SP se engajou em uma campanha especial que buscou contribuição financeira para a construção de uma fábrica para produção da vacina para a população. Assim, o Sindicato atuou de forma a sensibilizar parceiros sobre a importância do desenvolvimento de uma estrutura dentro do Instituto Butantan para a transferência de tecnologia da Sinovac.

A iniciativa irá incorporar o processo de produção do princípio ativo da vacina contra COVID-19 de forma independente e nacionalizada. Isto dará autossuficiência ao Brasil na produção e fornecimento da vacina às pessoas e com possibilidade de abastecimento aos países vizinhos na América Latina.

Atentas às necessidades de imunizar a população, as empresas do setor têxtil paulista contribuíram com este desafio, a despeito de todas as dificuldades, para que a fábrica fosse concluída. Ao todo, o setor doou a quantia de R$ 153 mil para somar aos demais esforços da iniciativa privada e garantir que a incorporação da tecnologia nesta fábrica abra um precedente histórico no País, multiplicando o treinamento e capacitação de pessoal em bioprocessos, bem como o escalonamento e produção de vacinas virais em ambiente altamente controlado.

Veja abaixo as empresas, além das entidades do setor, doadoras:

EMPRESAS DOADORAS

Sinditêxtil-SP

Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção

Adatex s a Industrial e Comercial

Anfra Tecidos LTDA

Capricornio Têxtil

Companhia Têxtil de Castanhal

Embrasatec Indústria e Comercio de Embalagens LTDA

Etiqueta Branca Indústria do Vestuário

Golden Technology LTDA

Industria e Comercio Lolitex LTDA

Linhanyl S A Linhas Para Coser

Paramount Texteis Indústria e Comércio SA

Perfeito Fábrica de Acessórios de Moda LTDA

Santaconstancia tecelagem ltda.

Santista Têxtil LTDA

VicunhaTêxtil s/a.

Obras já iniciadas

As obras da fábrica de vacinas Coronavac já foram iniciadas. A nova indústria do Butantan terá cerca de 10 mil m² e além de produzir as doses da vacina contra a Covid-19, poderá produzir outros imunizantes fabricados no Instituto Butantan.

A previsão de conclusão das obras é de até 10 meses, com um custo de R$ 160 milhões. Já foram arrecadados até o momento R$ 130 milhões com doações do setor privado de diversos setores da economia.

TAGS: setor textil, paulista, protagonistas, COVID-19, imunizar, vacina, coronavac