Matérias

Sinditêxtil-SP recebe homenagem da Abit ao setor T&C

11/12/2020

Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Abit precisou quebrar o protocolo e, ao contrário dos últimos anos, não realizou a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito às empresas e personalidades da indústria têxtil e de confecção que se destacaram no período. No entanto, a Entidade preparou uma homenagem especial para todos que integram e fazem a indústria da moda brasileira acontecer: um vídeo em que os próprios colaboradores da Associação ressaltam o empenho conjunto do setor no combate à COVID19. Em 2020 todos são ganhadores da Medalha do Mérito Abit. 

O vídeo, editado pela Maffia.io, foi exibido durante a última reunião conjunta do ano do Conselho de Administração da Abit e de Diretoria do Sinditêxtil-SP, no dia 10 de dezembro. Em formato híbrido (virtual e presencial) o encontro reuniu associados e profissionais do setor. 

“Anualmente o Comitê da Medalha avalia e homenageamos aqueles que se destacaram. Este ano seria muito difícil realizar essa avaliação e surgiu a possibilidade de não fazer escolhas individuais e, sim, uma homenagem singela ao setor. É uma forma de mostrarmos para o Brasil o valor das pessoas, do setor, da nossa indústria. A palavra é agradecimento”, ressaltou o presidente da Abit, Fernando Valente Pimentel. 

“Este ano foi atípico e a indústria têxtil sofreu fortemente. Temos muitas dúvidas sobre 2021, que se apresenta desafiador. Mas o nosso setor está de parabéns. Já estamos no processo de retomada e demos uma demonstração de resiliência e capacidade de nos reinventar”, disse o presidente do Sinditêxtil-SP, Luiz Arthur Pacheco. “É imprescindível fazer um agradecimento a todos os nossos associados, diretores e conselheiros pelo reconhecimento ao nosso trabalho. E também aos nossos colaboradores. Ninguém esmoreceu”, complementou. 

Encontro – A última reunião do ano tradicionalmente recebe convidados especiais que abordam temas de interesse do setor. Desta vez, contou com a presença de Victória Santos, do Núcleo de Sustentabilidade e Economia Circular do Senai/Cetiqt (NUSEC) que tem como objetivo conceber, estruturar e executar projetos voltados à materialização de iniciativas sustentáveis e de economia circular no setor têxtil e de confecção. Ela apresentou os primeiros resultados do projeto que iniciou as atividades em julho e conta com o apoio da Abit. “Começamos com a produção mensal de conteúdos para o setor, por meio do Inova Moda Digital, e também realizamos dois cursos EAD – economia circular e sustentabilidade na indústria têxtil. Além disso, concluímos o primeiro relatório “Panorama da Sustentabilidade e Economia Circular na Indústria Têxtil e de Confecção - Visão Oferta e Demanda. Para 2021, o nosso plano de ação inclui a ampliação das práticas de mensuração e acompanhamento de indicadores de sustentabilidade e economia circular e o desenvolvimento de novas frentes para o avanço da agenda global da moda no Brasil”, detalhou. 

O diretor do IEMI, Marcelo Prado, mostrou os principais dados econômicos do setor em 2020. Segundo ele, os resultados preliminares apontam para uma queda de 21% no varejo de vestuário (em volumes de peças confeccionadas) e retração de 22,3% na produção de vestuário (volume de peças). Para o próximo ano, o cenário é otimista. “Para 2021, estimamos um crescimento de 22% na produção de vestuário e aumento de 23,3% em valores nominais”, destaca. Confira a apresentação completa.

Alexandre Pellaes, palestrante, pesquisador e transformador do mundo do trabalho, também participou do encontro com a palestra “Esqueça um novo normal e invista em um novo você – ideias para atualizar a liderança e os relacionamentos”. Ele frisou que o momento atual é de mudança e incertezas. “Em momentos assim é importante buscar o aprendizado conjunto, sair do tradicional, do óbvio. Temos que abraçar a incerteza e abrir o olhar para o aprendizado. Não cultive certezas; cultive valores. Não vamos desperdiçar as oportunidades que vêm com o peso da crise. Que em 2021 a gente busque novos aprendizados. O ano será desafiador, mas chegaremos mais preparados”, observa o especialista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


TAGS: abit, homenagem, medalha, vídeo, covid19, coronavírus, empresas, associados, balanço, sinditêxtilsp